A Pedagogia Waldorf como Resposta para a Educação dos Tempos Actuais
Introdução "Para saber como educar é preciso saber primeiro o que é o Homem."
Rudolf Steiner
No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afectividade equilibrada e de um actuar correcto.
Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.
É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.
O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se actualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.
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Data: Outubro 2009;
Horário: 9h00 - 17h30 (Sábado);
Preço: 65 EUR.
Duração 7 H
Localização: Estádio Cidade de Coimbra
Inscrições e mais informações: 967615910, auchter@auchter.pt
Destinatários:
- Educadores de Infância, Professores, Psicólogos;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
Objectivos:
Sensibilizar os participantes para a corrente pedagógica Waldorf e do seu contributo para a formação integral do ser humano.
No fim da acção irá ser emitido o Certificado de Frequência da acção de formação.
Metodologia Formadoras:
Luísa Pereira - Professora Waldorf
- 1973-78: Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa;
- 1976-77: início da actividade como professora do 3º ciclo;
- 1980-85: frequência da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha);
- 1986-1988: formação como Professora de Classe em Pedagogia Waldorf, pela Escola Livre Superior de Pedagogia Antroposófica, em Mannheim (Alemanha);
- 1988-89: colaboradora interna na Casa de Santa Isabel (Pedagogia Curativa e Socioterapia), S. Romão, Seia;
- 1989-91: professora de História do 3.º ciclo - Mafra;
- 1991-92: Professora de Classe na Escola Primavera, Pedagogia Segundo Rudolf Steiner, em Barão de S. João, Lagos;
- 1992: Professora no ensino oficial. Divulgação da Pedagogia Waldorf;
- 1999: Convite para integrar a coordenação e docência do Curso de Iniciação à Pedagogia Waldorf;
- 2000-01: Professora e coordenadora do Curso de Formação e Iniciação Profissional do PRODEP, para A.A.E. em Pedagogia Waldorf;
- 2001-02: Animadora da Biblioteca de Escola com as actividades predominantes de "Contar um Conto" e "Ler um Conto";
- 2002-09 : Professora de Educação Especial, seguindo a metodologia Waldorf em sala de aula;
Marije Grommers - Professora de Euritmia
Fez a formação na Akademie de Euritmia em Haia, Holanda.Trabalhou como euritmista em escolas Waldorf na Holanda e desde 1998 na Comunidade Sócio-Terapêuticada Casa de Santa Isabel em Seia. Desde 2005 trabalha em Lisboa com médicos, grupos e em jardins de infância.
A Euritmia, iniciada em 1912, foi incluida no currículo das escolas Waldorf como matéria fundamental. Na educação a Euritmia desenvolve a percepção do espaço, benficia a postura, concentra e relaxa. Tem um efeito harmonizante e equilibrador no desenvolvimento da criança. Na Euritmia são a 'presença',a beleza e a acção um desafio para o tempo de hoje.
Conteúdo
1. A Prática Pedagógica (Luisa Pereira)
2. Euritmia (Marije Grommers)
3. A Prática Pedagógica - tempo de dúvidas, questões (Luisa Pereira)
4. Euritmia - despedida artística (Marije Grommers).
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