segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Terra das Crianças

A primeira vez que ouvi falar deste conceito da Terra das Crianças, foi em 2005 na Casa da Ribeira, na altura estavam também a criar um projecto semelhante lá, e tive o prazer de conviver com aquelas crianças que foram aqueles que me ajudaram a dar os primeiros passos nesta "estória" da educação alternativa. Fiquei fascinada com aquelas crianças que tinham uma ligação tão grande a natureza, e mais fascinada ainda com o facto de eles conhecerem tão bem a realidade citadina e simplesmente decidirem viver em comunhão com a natureza.
Na mesma altura, e ainda pela mão do Isaac, Íris e Mara conheci também o Mundo de Ania, uma associação para a Criança e o seu Ambiente, que desde a década de 90  luta pela criação de actividades que propocionem uma ligação entre as crianças e o meio ambiente.
Apaixonei-me imediatamente por este conceito e esta associação, e acredito que foi isto que me fez dar o salto e abrir-me a uma nova visão sobre a educação.
Deixo-vos com algumas informações sobre este conceito, e espero que também vos disperte "novos sonhos"

O que é a Terra das Crianças?

A Terra das Crianças é um  projecto que oferece às crianças e adolescentes a oportunidade de dirigir terrenos, cuidar de plantas e animais, desenvolver assim uma consciência ecológica e, ao mesmo tempo, ter uma participação importante no desenvolvimento das suas comunidades.

Quando criança, todos sentimos um vínculo particular com a natureza. Vínculo que perdemos a medida que nos fazemos adultos, desvinculando-nos marcadamente do nosso entorno e inclusive do interesse pelo bem estar dos nossos semelhantes.
Não obstante, novas experiências se propõem a recuperar este tipo de valor nos adultos, permitindo as crianças cuidar, criar e proteger a vida, aproveitando seu interes pelo contato com a natureza.
Disso se trata a Terra das Criança, cujo seu principal objectivo é  manter a infância em permanente contacto com o meio ambiente, fazendo-a partícipar no seu desenvolvimento na sociedade.

A terra das crianças em Ania

Ania conta atualmente com dois programas. Um deles é "Terra de criança", um instrumento criado para que as crianças sejam reconhecidas por sua contribuição à sociedade através do cuidado da natureza e a cultura da vida”. A idéia principal é que qualquer criança que dirija um metro quadrado onde criar a vida, será reconhecido por contribuir ao bem estar de sua sociedade e do planeta.
Foi justamente em Madre de Dios onde começou tudo. Ali uma comunidade doou 10 hectáreas de bosque para as crianças; os adultos se comprometeram a não caçar nem cortar árvores nesse terreno, convertendo-o em uma espécie de reserva ecológica onde as crianças podiam admirar sua própria visão de como deve ser um mundo melhor.
Logo foi crescendo, convertendo-se em uma Rede de Terra de Crianças. Atualmente, umas 1500 crianças participam em mais de 14 lugares em todo o território peruano (como Cusco, Ucayali ou Lima); e no Brasil, a idéia foi recebida com o nome de “A floresta das Crianças”, com mais de 300 crianças envolvidas na manutenção de 80 hectáreas de terra.
Num prazo médio, o objetivo de Terra de Crianças é que pelo menos, 1% do território peruano seja controlado de maneira sostenível com a população nacional de crianças. Em outras palavras, o objectivo é conseguir que 20 mil crianças se envolvam no controle de mais de 6 mil hectáres.

Princípios que fundamentam a existência de Ania


• Uma sociedade sem valores e atitudes de responsabilidade social e ambiental não será sustentável;

• É uma etapa da criança onde se desenvolve esses valores e atitudes;

• É o melhor meio para elas e convivendo com a natureza e participando na sua conservação;

• Para isso a criança necessita de espaços limpos e seguros, orientação e reconhecimento









 
Fonte:
http://www.mundodeania.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário