quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação ou Submissão?

Ontem numa conversa de café sobre actividades que se poderiam fazer com as crianças  na escola fiquei impressionada com muitas das coisas que ouvi.
Ao que parece ensinam desde a pré-primária jogos tão incívelmente didacticos que ensinam as crianças desde pequeninas a serem submissas. E pior, acham que é perfeitamente normal. Claro que é perfeitamente normal uma criança crescer a jogar a "quem conduz o carro do chefe"!
Não serão comportamentos como estes que tornam as pessoas apáticas, inertes e sem consciencia social? Afinal crescemos a aprender a sermos submissos, castrados e competitivos, senão vejamos:
Desde pequenos que vemos a família como um ser superior,a quem fazemos tudo para agradar e não desiludir, porque afinal vivemos num mundo de trocas, onde tudo se cobra, eles dão-nos comida e casa e nós em troca temos de ser aquilo que eles acham que nos vai fazer bem e felizes.
Chegamos a escola primária e voltamos a ter um molde hierárquico, o professor é que sabe, o professor é que pode ensinar, os meninos só podem ficar submissos a aprender. Mas ninguém se lembra que uma criança de 6 anos pode ter muito para ensinar?
Chegamos ao secundário e a selva continua,somos avaliados por um sistema de ensino, onde o importante é aquilo que aprendeste na escola, aquilo que a vida te ensina e os teus valores são considerados nulos.
Chegamos a faculdade e mais uma vez és avaliado por aquilo que "aparentas saber" e como se isso não bastasse, és induzido no velho mundo submisso da praxe. Afinal aqui o que interessa é a idade (realmente sempre ouvi dizer que os mais velhos é que sabem),e como até já es crescidinho, e como cresceste a ser submisso aqui tens a tua oportunidade ideal para seres o chefe, e pela 1º vez  podes humilhar, fazer aos outros aquilo que ao longo da tua vida te fizeram, e melhor, toda a gente acha normal, ninguém te reprime por isso, até a Universidade te permite faltar as aulas para poderes por as tuas "queridas frustrações" em alguém e aumentar o teu "egozinho".
E pronto, estas prontinho para a vida, submisso e alienado de tudo.
Digam-me, serei eu mesmo extremista ou este sistema de ensino não é por si só uma maquina de submissão e competição? Uma forma constante e continua de castração? Uma forma de nos criar ainda mais medos e traumas?

"O verdadeiro significado da educação é completamente diferente da simples transferência do que está impresso numa página para o cérebro. Educação significa abrir as portas da percepção à dança da vida. Significa aprender a viver com alegria e liberdade, sem ódio nem confusão, mas em beatitude."
Krishnamurti

1 comentário:

  1. sim, é verdade, enquanto jogas ao "quem conduz o carro do chefe" e te berram para comeres tudo ao almoço só uma coisa parece ser esquecida...onde é que a criança tem espaço para se tornar livre e equilibrada?

    Liliana

    ResponderEliminar