sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Banco Comum do Conhecimento

O BANCO COMUM DE CONHECIMENTOS (BCC) é uma iniciativa que se move num campo de acção colectiva, baseado na transferência de conhecimento e na educação mútua. Um laboratório que pretende experimentar novas formas de produção e aprendizagem com a participação activa das comunidades.

É neste espaço criativo de acção social que se geram políticas de aproveitamento, revalorização e reciclagem dos recursos que cada indivíduo possui.

A configuração de espaços de circulação de informação, fora dos mecanismos e circuitos habituais — que se realizam geralmente através dos meios mediáticos e se transmitem através de fluxos de grande intensidade ou de redes de contactos pessoais muito estreitas — é um processo de criação de conhecimento colectivo que activa a interacção social e que se desenvolve de uma forma transdisciplinar e inovadora, fomentando a coesão social ao mesmo tempo que cobre necessidades que por não terem sido detectadas até agora, não eram objecto de atenção do mecanismo público.

Neste sentido, é necessário criar espaço de acção para os fluxos sem intenção comercial e de elevado nível prático que produzem e agem em conformidade com a sociedade, isto é, adequando os seus meios às necessidades e direitos dos indivíduos que a compõem.

O BANCO COMUM DE CONHECIMENTOS revaloriza, por intermédio de transmissão de informação e de experiências de intercâmbio, uma forma de conhecimento que surge de situações quotidianas, com o objectivo de compartilhá-la e, se possível, melhorá-la colectivamente.

A proposta do BCC é a de combinar a organização de actividades a partir de encontros e reuniões em espaços públicos — onde se materializam as experiências de intercâmbio por meio de workshops, jogos, conversas com peritos, difusão de produções audiovisuais e demos em directo — com a vocação prática de compartilhar informação, ferramentas ou conhecimentos aplicados, que possam tomar forma numa série de manuais de sobrevivência urbana e digital.

Este projecto é uma experiência piloto iniciada por PLATONIQ, um colectivo de produtores culturais e dinamizadores de software com sede em Barcelona desde o ano de 2001. O seu trabalho centra-se na investigação dos possíveis usos sociais da tecnologia e do trabalho em rede, com o objectivo de melhorar estratégias de comunicação, autoformação e organização social. O resultado do seu trabalho gera inovadoras ferramentas e metodologias de investigação colectiva, através de um amplo arquivo audiovisual com licenças livres na internet.


mais informações aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário