Muitos pais estão convencidos que para melhorar a educação dos seus filhos devem retirá-los da escola e ensiná-los em casa. Há cada vez mais evidência sugerindo que as crianças que aprendem em casa recebem uma educação de maior qualidade e ficam melhor preparadas para o futuro do que as que frequentam a escola.
Muitos pais estão a abandonar as escolas normais para dar aos filhos o tipo de educação que querem que estes recebam. Para esses pais, o homeschooling é a melhor abordagem.
Uma pessoa que muito falou sobre as vantagens do homeschooling foi John Holt, o famoso teórico da educação e educador americano. Segundo Holt, as crianças nascem com a capacidade de aprender. Eles já dominam a língua e muitos outros processos de aprendizagem, utilizando os métodos científicos de investigação, análise e avaliação. Um "aprendente" curioso, paciente, determinado, cheio de energia e hábil chega à escola. Mas nós obrigamos-lhe a sentar-se numa secretária, e o que é que lhe ensinamos?
Bem, primeiro que a aprendizagem é algo separado da vida - "Vens à escola para aprender". Segundo, que não confiamos que é capaz de aprender. A escola torna as crianças paranóicas, com medo de cometer erros e, assim, elas aprendem a "desviar-se, fazer bluff e aldrabar." Interação é uma ofensa punível e considerada problemática. Holt afirma:
"É rara a criança que consegue acabar os seus estudos sem perder a sua curiosidade, independência, senso de dignidade, competência e amor-próprio."
A escola em casa permite que as crianças mantenham a sua curiosidade natural e torna a aprendizagem uma aventura. Tem também a vantagem de criar laços mais fortes entre pais e filhos. A maneira de melhorar as escolas seria tirar as crianças das salas de aula e dar-lhes a oportunidade de aprender sobre o mundo através de experiências directas. Por exemplo, os homeschoolers aprendem matemática quando vão às compras com a mãe.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário