sábado, 20 de fevereiro de 2010

Amamentar exclusivamente até aos 6 meses, porque?

Amamentação exclusiva até aos seis meses, porquê?
Amamentação exclusiva significa sem água, sem chá, sem leite em pó... só, exclusivamente leite materno.

A doula Mariana Simões, explica-nos no seu blog Parir com a Alma, os porquês da amementação exclusiva até aos seis meses.

Porquê?
Porquê amamentar exclusivamente até aos 6 meses?

A resposta imediata é muitas vezes...Porque são as indicações da OMS(Organização Mundial de Saúde). Sim...mas PORQUÊ?

Aqui ficam as principais vantagens de amamentar exclusivamente os nossos bebés :)

Porque confere ao bebé uma maior protecção contra a doença.
Apesar do bebé continuar a receber imunidade enquanto estiver a ser amamentado, esta imunidade é muito maior se o bebé estiver a ser alimentado exclusivamente com leite da mãe. O leite materno contém mais de 50 factores de imunidade, e provavelmente mais que ainda continuam desconhecidos.

6 meses de amamentação dão tempo ao sistema digestivo do bebé para amadurecer completamente
Se a introdução de alimentos sólidos começar antes do sistema digestivo do bebé estar totalmente desenvolvido, estes alimentos serão mal digeridos o que pode causar reacções desagradáveis (problemas digestivos, gases, obstipação, etc.).

Amamentação exclusiva até aos 6 meses diminui os riscos de reacções alérgicas
Está bem documentado que o aleitamento exclusivo materno prolongado resulta numa menor incidência de alergias alimentares. Desde o nascimento até algures entre os 4 e 6 meses de idade, os bebés possuem o que é muitas vezes referido como "open gut". Isto significa que os espaços entre as células do intestino delgado irão permitir facilmente a passagem de macromoléculas intactas, incluindo todas as proteínas e agentes patogénicos, directamente para a corrente sanguínea. Isto é óptimo para o bebé amamentado, pois assim permite a passagem directa dos anticorpos presentes no leite materno para a corrente sanguínea do bebé, mas também significa que as grandes proteínas de outros alimentos (que pode predispor o bebé a alergias) e patógenos causadores de doenças podem passar também. O bebé começa a produzir os anticorpos por volta dos 6 meses, altura que o espaço intracelular também já deverá estar "fechado".

A introdução de alimentos apenas aos 6 meses protege o bebé de eventuais deficiências em ferro
A introdução de suplementos de ferro e alimentos fortificados com ferro, especialmente durante os primeiros seis meses, reduz a eficiência de absorção de ferro pelo bebê.
A amamentação exclusiva até aos 6 meses protege o bebé de futuros problemas de obesidade
A introdução precoce de sólidos está associada ao aumento da gordura corporal e peso na infância.

A amamentação exclusiva aumenta o período de amenorreia
A amamentação é mais eficaz na prevenção da gravidez quando o bebé é amamentado exclusivamente e todas as suas necessidades nutricionais e de sucção estão satisfeitos com o peito. Ter atenção que apesar de se amamentar exclusivamente a amenorreia pode não se manter caso o intervalo entre mamdas seja muito longo (como por exemplo de noite, ou no caso de não se amamentar em livre demanda).

Atrasar a introdução de alimentos sólidos torna a tarefa mais fácil
Os bebés que começam mais tarde a comer alimentos sólidos podem alimentar-se a si próprios e não são tão susceptíveis de ter reacções alérgicas aos alimentos.
A amamentação exclusiva ajuda a manter a produção de leite materno

Traduzido de "Why delay solids?" http://www.kellymom.com/
Aconselho vivamente a consulta do documento original, tem todas as referências bibliográficas e links interessantes sobre o tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário