segunda-feira, 29 de julho de 2013

Sobre a Paideia por Josefa martin Luengo

A Paideia para quem não sabe é considerada a única escola anarquista em todo o mundo. Encontra-se muito perto de nós, na cidade medieval de Mérida em espanha.
Existe á quase 20 anos e aqui apresento alguns excertos  sobre algunss pontos sobre o seu curriculo pedagogico e a forma como esta escola vê o ensino convencional e a razão pela qual acreditam na pedagogia libertária com que levam avante nos seus quase 20 anos de exstência .

" A educação cada vez mais está-se convertendo numa boa provedora  de bons clientes para o capital, pessoas adestradas para serem desde cedo, bons e selectos contribuintes da sociedade de consumo.


A história nos mostra que a segurança do ser huumano se assenta sobre a dependencia e que a liberdade é lançar-se no vazio de desconhecimneto pelo que a pessoa defende sua segurança e medo, acatando a autoridade daqueles ou daquelas que potencializam a segurança, daí então que a liberdade é definitivamente a assunção da solidão.

Pontos fundamentis da educação anarquista na Paideia :

  • educar contra a dependencia materna-paterna;
  • educar contra a propriedade privada;
  • educar contra a segurança - auoridade;
  • educar contra egocentrismo - egoismo;
  • educar contra competetividade - classes sociais;
  •  educar contra frustração - agressividade - violencia;
  • educar contra desejo de poder - desigualdade;
  • educar contra segurança - consumo
A educação anárquica deve actuar primordialmente sobre esta condicionante e lutar por romper os laços dependentes entre maes - bebes , que infantilizam seus filhos ( aqui remete á questão anteriormente referida do Dolto sobre os limites )  , mantendo-os numa imaturidade afectiva que lhes condicionará para sempre como seres submetidos a personalidades fortes e dominantes.

Por isso se deve recriar uma convivencia escolar, que não é mais que um ensaio social, autogestionário, fazendo da propriedade colectiva o primeiro passo para uma possivel ruptura da propriedade individual familiar e social.




Sem comentários:

Enviar um comentário