segunda-feira, 29 de julho de 2013

Professor ou policia?

" Estar subjugado ao professornão é talvez aquilo que mais requer a negação de nós mesmos, e por acaso não nos autoriza a justa aspiração de sermos nós mesmos um dia professores?

De facto, ser professor é algo que trazemos em nosso sangue, trazemos dentro de nós o professor, ou em outras palavras, o policia ou guardião??

O homem livre não tem necessidade de autoridades para lhe guiar ou justificar seus actos, para a sua formação o mais importante é ajudar no desenvolvimento da sua personalidade livre.
Implica que os educadores tenham a tarefa de promover a criatividade e que só merece o nome de escola o espaço que forma espiritos livres."

Max Stirner, em " A Filosofia do Eu."

Quantos de nós quantas vezes na sala de aula nos sentimos que em vez de estarmos perante um professor estavamos sentados perante um policia ou um ditador?  Felizmente acredito que houve algumas excepçoes mas a maioria confirma que dentro do sistema de ensino convencional, o professor é o conhecedor de toda a sabedoria intimidando o aluno que é um poço vazio de conhecimento.

A palavra aluno em latim "alumni" significa sem luz. Como pode continuar a educação a compactuar com este tipo de definições?

Ninguém é detentor de toda a sabedoria , nem de todo o conhecimento, pois a vida toda ela é uma aprendizagem.

Educar, ensinar ou troca de conhecimentos? 




Sem comentários:

Enviar um comentário