terça-feira, 30 de julho de 2013

Prazer , Realidade e Liberdade na Paideia

É preciso a superação do principio do prazer e a necessidade de substitui lo pelo principio da realidade.

Já que o principio do prazer é o preço que os meninos e as meninas pagam em detrimento da sua indpendencia pssoal e que mais tarde como adultos ccontinuarão pagando segundo as caracteristicas  psicologicas  geradas na infancia e adolescencia negando-lhes assim a possibilidade de amar a liberdade sendo ao contrario  o temor desta , a causa prmordial de suas submisoes ao principio de autoridade , é a propriedade privada é a recompensa imediata que satisfaz este principio de prazer caracteristico de personalidades imaturas, altamente fixadas em atitudes infantis.

A razão mais poderosa e imediata é o desejo de segurança, a sensação de que há um irmão maior que cuidará de nós. Isto desempenha um papel profundo em provocar o desejo em nós de acreditar num deus.

A anarquia deve saber conjugar a educação na escola com a vida social que se desenvolve ao seu redor e participar da dinamica de escola a partir das suas formas de pensamento, seus valores eticos e seus principios anarquistas, com o que se substitui o " deixa estar" pela intervenção de um determinado pensamento, que indubitavelmente manipula o processo vivencial de seus alunos da mesma maneira, mas em oposiçao ao que faz o resto das relações sociais que incidem sobre elas.


Logo deve se analisar a realidade dos factos para evitar constantes fracassos da educação anarquista que por vezes cai numa fútil ingeluidade, pois a pessoa nao se converterá em anarquista pelo simples facto de ser educada em liberdade.

Os jovens / crianças devem aprender a lutar para conquistar a sua liberdade num mundo que carece dela.

Não há educação imparcial e todo o projecto pedagogico que se preze deve articular se sobre uma escala de valores que lhe dem coerenciae que reflictam nao só em grandes declaraçõs de principios como também na vida cuotidiana e na propria organização da escola.

Não é possivel uma revolução na sociedade sem primeiro existir uma revolução nas pessoas.

Evolução é o desenvolvimento geral de uma ideia, de um sistema, de uma série de acontecimenos, de uma ordem de coisas quaisquer que sejam até sua plenitude e integração , é um movimento constante em virtude do qual tudo se modifica e altera até alcançar seu total desenvolvimento.

Revolução é o que significa no sentido mais abrangente da sua palavra uma transofrmação, uma mudança ou uma série de mudanças nas ideias morais, nos sistemas politicos, nas arenas religiosas, na organizaçãoo das sociedades afectando seus costumes, suas formas governantes, uridicas e economicas.

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