segunda-feira, 29 de julho de 2013

Contéudo vs Forma - Saber vs Unicidade do ser

" Os humanistas têm razão no que se refere á educação da forma, e se equivocam, não a aplicam ao ensino de toda a matéria.
Os realistas estão certos quando exigem que se ensine todas as matérias na escola, e errados quando não querem ver na educação das formas, o fim principal."

Afinal qual o verdadeiro CONTEUDO da escola? 

1)  O contéudo vinculado pelas diferentes disciplinas que compoem o curriculo escolar

ou

2) a forma, a maneira como a escola está organizada e cujo conhecimento inculca, em todos os escolares, sem que nem mesmo os professores dele se aperçebam?

"Queremos por acaso deixar a pedagogia em mãos de filosofos? Tudo antes disso!
Actuariam bastante torpemente. A pedagogia deve ser confiada somente áqueles que são mais que filosofos, e também infinitamente mais que humanistas ou realistas.
Nem humanistas, nem realistas, nem personalistas. Não ao vazio da educação elegante ( educação superior ).

Não ao praticismo do realismo, mas sim á utilização do conhecimento para a afirmação e formação da personalidadde, dos individuos e sobretudo da vontade que possibilita este desenvolvimento.
O saber não deve tornar se o novo senhor que escraviza as vontades!

O saber como reprodução de algo estabelecido, é a morte da criatividade, da independencia, da personalidade, enquanto que a sua transmutação em vontade é a vida .

O saber verdadeiro alcança seu ponto máximo quando deixa de ser saber e se converte numa pulsão humana : a vontade.

Para Stirner, só através da relativização do conhecimento se alcança a unicidade do ser ( ver livro " O Único e a propriedade." )

O sujeito educado para ele, não é o que sabe repetir, ou que conhece as teorias de acordo com lógicas preconcibas e já desenvolvidas e consideradas como politicas de verdade, mas sim um sujeito que sabe querer, que sabe transformar / transfigurar o conhecimento em vontade, que sabe identificar o saber que corresponde a ela.


Sem comentários:

Enviar um comentário