segunda-feira, 29 de julho de 2013

Educação vs Acção Directa

Porque na anarquia é considerado de tanta importância o papel da educação?

Porque é na educação que a anarquia acredita ser um dos maiores instrumentos para a transformação social.

Na anarquia o processo revolucionário não se dissocia do processo pedagógico. É impossivel separar estes dois processos quando as crianças tal como se diz são o futuro do mundo em que vivemos. Logo senão criamos desde já seres autónomos, críticos, solidários , entre todos as outras permissas já referidas duas ou três postagens acima, continuaremos a viver num mundo onde se olha de cima para baixo, com tendencia a ser mais sobrehierarquizado, onde continuarão a existir opressores e oprimidos, e a busca por um mundo mais justo, saudável , sustentável , auo gestionado e em paz continuará sendo uma miragem.

Neste sentido, a anarquia utiliza ferramentas como teóricas como a

- autonomia individual;
- autogestão social
- internacionalismo

e como ferramentas prácticas

- a acção directa;
- associações operárias;
- greve geral

Neste bocadinho de tempo que tenho queria desenvolver a questão da acçao directa .

Entende-se por acção directa é uma forma de activismo de preferencia não violenta que utiliza métodos mais imediatos para responder a mudanças ou situações indesejáveis.
Ora, partindo deste principio que melhor acção directa existe senão aquela que nos é "incutida" desde que somos pequeninos. No sistema educativo convencional, de forma geral é-nos apresentada como melhor solução para o caminho da felicidade tornarmo-nos bonecos do sistema, irmos para a universidade, construir os lados "daquele triangulo" - CASA - FAMILIA - TRABALHO - e nesse registo sermos explorados e participarmos e compactuarmos com o imperialismo, sermos máquinas de consumo e producção, com o objectivo de um dia alcançarmos esse triangulo do "status" social e financeiro, apenas baseado na imagética sem olharmos para a nossa felicidade interior, e  só assim alcançaremos o caminho para a felicidade e estaremos a contribuir favoravelmente para a nossa sociedade. Isto ainda aliado a outro factor ainda importante na nossa sociedade : a Igreja.

Ora se assim se lavam as cabecinhas das nossas criancinhas, desgraçadas, onde se deve é estudar livros de mais de 400 gr por disciplina, que elas tem de carregar todos os dias "religiosamente" para a escola, e onde ao final de um ano lectivo escolar de Setembro a Junho do ano a seguir têm de saber TUDO ou chumbam o ano, correndo o risco de serem  ridicularizados, castigados, reprimidos, rejeitados.

Da mesma forma que se colocam estas sementes capitalistas no cérebro dos miudos, da mesma forma acredito que se pode semear o oposto, transformando assim a educação numa das ferramentas da acçao directa.

Silvio Gallo, cita no livro anteriormente referido que

" A educação como outro veículo de acção directa, pois consiste na necessidade do povo ser instruído para poder entender os processos e as condições sociais para que a atitude revolucionária seja desenvolvida consciente  e autonomamente, e não como resultado da fé inserida numa elite de intelctuais que pontificam a seu favor.

Isto pode-se conseguir através da criação de centros de estudos sociais, escolas livres e universidades populares. "

Tão ou mais importante que isto, é que só faz sentido colocar em prática tal ferramenta se a acção não for somente exercida pelas pessoas mais envolvidas na situação em causa e directamente sobre ela - ao que se chama hoje em dia de "lobbies viciados" - pois o objectivo principal é obter resultados concretos e não apenas publicidade para um movomento seja pedagógico / revolucionário.

CURIOSIDADE HISTÓRICA:

Voltando ao conceito de ACÇÃO DIRECTA, que acredito muitos dos que leêm tal como eu julgava antes , foi durante muito tempo mal interpretado. Consta-se que foi usado pela primeira vez em 1890 , no contexto do movimento operário, como "acção industrial ", como as greves, boicotes e sabotagens que eram vistos como forma de preparaçao e ensaio para a revolução, de uma forma violenta.


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