Somente quando o individuo deixa de se submeter á vontade do outro, pode tornar-se criador, sobretudo criador da sua propria vontade, tornando-se unico.
Hoje em dia a escola ensina a dominar determinadas coisas através de dados conhecimentos e sobretudo, a dominar a sua natureza, isto é a nos controlar, a nos disciplinar em sociedade, e não en nos tornar homens livres e autenticos.
E em ambas as concepçoes pedagogicas ( humanismo e realismo ) , a função da escola é a mesma : a de tornar o homem servil.
Dos estábulos do humanismo não saem mais que sábios, e dos do realismo nada mais que cidadaõs uteis, em ambos os casos criaturas submissas. Nosso componente de indisciplina foi sufocado á força e com ele, o desenvolvimento do saber para a livre vontade.
Para Stirner o conceito de cultura ao ter que ser passado pela escolarização para ser reconhecido, e para ele quanto mais escolarizado, mais adestrado será o homem, logo a cultura é o posto da liberdade.
" Quando o homem se propuser a sentir-se e conhecer-se a si mesmo, acutar segundo a sua vontade com plena autonomia e consciencia propria, nesse dia deixará de ser um objecto estranho e impenetrável por si mesmo, e acabará por dissipar a ignorancia que limita e impede seu pleno auto conhecimneto.
A pedagogia deve então propor-se do ponto de ponto de partida e como fim ultimo á formaçao da propria vontade, somente através desta educação universal chegaremos á verdadeira igualade entre os mais humildes e o sábio, á igualdade das personalidades livres, pois somente há igualdade e liberdade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário