segunda-feira, 29 de julho de 2013

Continuação contéudo vs forma - saber vs unicidade do ser

Somente quando o individuo deixa de se submeter á vontade do outro, pode tornar-se criador, sobretudo criador da sua propria vontade, tornando-se unico.

Hoje em dia a escola ensina a dominar determinadas coisas através de dados conhecimentos e sobretudo, a dominar a sua natureza, isto é a nos controlar, a nos disciplinar em sociedade, e não en nos tornar homens livres e autenticos.

E em ambas as concepçoes pedagogicas ( humanismo e realismo ) , a função da escola é a mesma : a de tornar o homem servil.

Dos estábulos do humanismo não saem mais que sábios, e dos do realismo nada mais que cidadaõs uteis, em ambos os casos criaturas submissas. Nosso componente de indisciplina foi sufocado á força e com ele, o desenvolvimento do saber para a livre vontade.

Para Stirner o conceito de cultura ao ter que ser passado pela escolarização para ser reconhecido, e para ele quanto mais escolarizado, mais adestrado será o homem, logo a cultura é o posto da liberdade.

" Quando o homem se propuser a sentir-se e conhecer-se a si mesmo, acutar segundo a sua vontade com plena autonomia e consciencia propria, nesse dia deixará de ser um objecto estranho e impenetrável por si mesmo, e acabará por dissipar a ignorancia que limita e impede seu pleno auto conhecimneto.

A pedagogia deve então propor-se do ponto de ponto de partida e como fim ultimo á formaçao da propria vontade, somente através desta educação universal chegaremos á verdadeira igualade entre os mais humildes e o sábio, á igualdade das personalidades livres, pois somente há igualdade e liberdade.

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