segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Yoga do Riso no Porto

Aulas de Yoga do Riso no Porto a partir de Novembro!
Todas as segundas das 19h às 20h!
No Centro Essênio, Junto ao Restaurante Vegetariano Essência
Rua de Pedro Hispano nº 1248 - 4250-365 Porto



Informações e Inscrições:
Vanessa Correia: 938767466/915512133   
www.clubesdoriso.com - Clube do Riso Porto - Centro Essênio



O que é o Yoga do Riso
O Yoga do Riso é uma actividade que combina exercícios de respiração (Pranayama) e alongamentos ,com exercícios de riso que transporta as pessoas do riso falso ao riso verdadeiro, proporcionando a todos os que o praticam um enorme relaxamento e bem-estar.





O Yoga do Riso é uma actividade realizada em grupo, onde os elementos partilham a alegria de “gargalhar”. O objectivo principal é rir sem motivo algum, rir por tudo e rir por nada.



Destina-se a todas as pessoas, de todas as idades.



Este método foi criado em 1995, pelo médico indiano de clínica geral Dr. Madan Kataria. Ele percebeu que o riso ajuda no processo de recuperação sempre que nos sentimos em desequilíbrio.

Quando rimos, toda as células do nosso corpo sofrem um processo de “oxigenação”, é por isso que no final de “rirmos a valer” nos sentimos muito leves. Às vezes parece que não estamos sequer na nossa dimensão física/corpórea. Sentimo-nos a “flutuar” e com uma grande sensação de bem-estar, uma vez que são libertadas endorfinas, a chamada morfina natural que o organismo liberta e que vai provocar essa maravilhosa sensação de bem-estar. O cérebro não distingue o riso espontâneo do riso forçado, reconhece apenas o Riso como sinal de alegria e felicidade, por este motivo,resulta igual o benefício de rir de verdade ou a fingir.

As repercussões de um e outro riso para o organismo são exactamente as mesmas, daí que o nosso lema seja “Finja, finja até que atinja”
Então, o que é uma sessão de riso?
01. Prática de exercícios de respiração (pranayama) utilizados no Yoga.
02. Actividade em grupo baseada em exercícios lúdicos cuja função é estimular o riso.
03. Meditação activa (a mente "esvazia-se" ao concentrar-se no acto de rir).



Cada sessão demora cerca de uma hora,durante a qual é realizada uma breve explicação do que é o yoga do riso, são realizados vários exercícios de riso, finalizando com a meditação sobre a paz mundial através da gargalhada.



Actualmente este é um movimento global para atingir a paz mundial através da gargalhada!






Benefícos Yoga do Riso
São muitos e de várias ordens. Começa por melhorar a saúde de uma maneira geral, o que traz mais qualidade de vida e bem-estar a quem o prática.
Através do Yoga do Riso gere-se eficazmente o stress, uma vez que se passa do estado de alerta - simpático (stress) para o estado descontraído - parassímpatioco (zen). Através do Yoga do Riso resgata-se com sucesso a nossa “criança interior” que, com o passar dos anos vamos esquecendo que existe, acabando muitos de nós por a deixar morrer.



Benefícios a nível físico
01. Aumenta o nível de oxigénio no organismo
02. Liberta endorfinas (morfina natural do organismo)
03. Melhora o sistema respiratório e cardio-vascular
04. Aumenta a resistência física, pois o sistema imunitário é fortalecido
05. Sensação de bem-estar
06. Regula o peso
07. Dá uma aparência rejuvenescida ao rosto, fortificando os seus músculos através de um maior afluxo de sangue que é um nutriente natural da pele.



Benefícios a nível psicológico
01. Aumenta a auto-estima
02. Combate a ansiedade
03. Transmuta as emoções menos boas em boas
04. Previne os estados depressivos
05. Repõe a energia de uma forma geral
06. Desenvolve a imaginação, a criatividade e a memória.
07. Ajuda a dormir melhor, reduzindo a insónia.

Benefícios sociais
01. Aproxima as pessoas. Ninguém é capaz de estar zangado junto de alguém que ri.
02. A qualidade de vida no trabalho sai fortificada, e o desempenho profissional é o primeiro a dar conta disso mesmo
03. Melhora as relações humanas de uma forma geral.
04. Enriquece a qualidade e o equilíbrio entre a vida e o trabalho.


Líder:



Vanessa Correia nasce em Esmoriz em 1986, licenciou-se em Geografia,área de Especialização em Ambiente e Desenvolvimento, mas desde cedo se sentiu mais atraída pelas artes do que pelos estudos.Fez o curso de iniciação teatral do CITAC e tirou uma mão cheia de formações em técnica de clown e contadora de estórias.Trabalhou como Palhaça e Contadora de Estórias,e desde cedo que luta pelos direitos humanos/animais, tendo colaborado com a Amnistia Internacional,GAIA,Nunca Màis, Quercus,Acção Animal,Colectivo Germinal etc.
Actualmente vive no Porto e trabalha como Animadora Sócio-Cultural numa Escola Primária,e é membro do Grupo Projecto do Artes da Lua de Outono,estando responsável pelo Encontro de Educação Integral e Intuitiva.(http://luadoutono.blogspot.com/)
No ano 2005 teve o 1º contacto com o Yoga do Riso e desde essa altura começou a colaborar com a Ana Banana (Fundadora do Yoga do Riso em Portugal) nas sessões do Clube do Riso de Coimbra.Em 2007 tira a formação de Líderes do Riso com Ana Banana e Jörg Helms (Fundadores da Escola do Riso – http://www.escoladoriso.com), e desde então que colabora frequentemente com a Escola do Riso. Trabalhou a técnica de Yoga do Riso com jovens problemáticos, reclusos,crianças,mães e filhos e mãmãs grávidas,e acredita que o Yoga do Riso é um bom impulsionador para a Paz Mundial,visto contribuir para uma maior consciencializaçao das pessoas e uma melhoria da auto estima pessoal e por conseguinte desencadear processos de mudança na vida das mesmas.

É uma técnica que leva o ser humano a enfrentar a vida de uma forma mais alegre. O “truque” está em resolver o que de menos bom nos acontece rindo. Se bem que não se possa considerar o Yoga do Riso como uma terapia, a técnica pode no entanto ser encarada como “terapêutica” já que os seus benefícios são imensos.

Sem comentários:

Enviar um comentário