domingo, 11 de outubro de 2009

Levanta-te contra a pobreza

MENSAGEM CENTRAL

Os governos não podem ignorar o apelo das pessoas pelo fim da pobreza. A sociedade civil está chocada com a pobreza e desigualdade globais – mais e mais pessoas recusam-se a permanecer quietas diante da injustificável falta de acção dos líderes.

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

Acabar com a Pobreza e a Desigualdade
O fim da pobreza e da desigualdade não implica apenas ajudar os pobres, mas também mudar as políticas que geram desequilíbrios globais (riqueza no Norte, pobreza no Sul global). e em mudar a noção pré-concebida de que o crescimento económico é suficiente para reduzir a pobreza e as desigualdades.

Atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)
Os governos devem comprometer-se a atingir e superar os ODM por meio de planos de actuação baseados nessas metas. A visão estratégica da Cooperação Portuguesa apoia-se nos ODM.

Mais e Melhor Ajuda Pública para o Desenvolvimento (APD)
É necessário um aumento substancial na quantidade e qualidade da ajuda e do financiamento para o desenvolvimento. Os países doadores comprometeram-se a atingir para a APD a meta de 0,7% do Rendimento Nacional Bruto até ao ano 2015, com metas intermédias de 0,33% em 2006 e de 0,51% até 2010. Portugal destinou apenas 0,19% do seu RNB para APD no Orçamento de 2007. A APD não deve ser concedida com condicionalismos, p.e. fazendo depender a concessão dessa ajuda da celebração de acordos comerciais entre os países doadores e os beneficiários.

Sim à Justiça Comercial, Não ao Comércio Livre

•Os países em desenvolvimento têm o direito de determinar suas próprias políticas de comércio para favorecerem os seus próprios povos.
•Os subsídios da UE que levam à invasão de produtos agrícolas europeus artificialmente baratos nos mercados internacionais devem acabar.
•Os Acordos de Parceria Económica (EPA), entre a EU e os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico), têm gerado relações comerciais injustas que não são adequadas para o desenvolvimento sustentável dos países mais empobrecidos.

Perdão da Dívida
Os países doadores devem cancelar as dívidas impeditivas dos países mais pobres cumprirem os ODM. O cancelamento da dívida e os apoios a refugiados e estudantes estrangeiros nos países doadores não devem ser contabilizados nem levados em conta como APD. O cancelamento da dívida não deve afectar negativamente a classificação em termos de risco de crédito de um país.

Mais transparência e prestação pública de contas
Todos os governos e instituições multilaterais devem prestar contas publicamente e ser transparentes no uso dos recursos públicos.

Mais igualdade de género
Os direitos da mulher e a igualdade de género precisam ser reconhecidos como questões centrais na erradicação da pobreza e na formulação de políticas, leis e planos locais. Os governos devem assegurar a igualdade e a justiça social, impedindo todas as formas de violência contra a mulher ao mesmo tempo que também os direitos da mulher, incluindo a sua participação política e o acesso a recursos.

Primado dos Direitos Humanos
A defesa dos direitos humanos, em particular das minorias, tem de ser reconhecida como um elemento crucial para a obtenção de todos estes objectivos. Há que assegurar a participação igualitária de todos os grupos excluídos: minorias étnicas, mulheres, pessoas em condições de extrema pobreza etc.
Há muitas formas de poderes agir. As acções deverão representar uma mensagem relevante de luta contra a pobreza. Isto poderá incluir a leitura do manifesto, uma acção de rua, a preparação de uma tertúlia ou debate sobre o tema... há opções para todos os que queiram participar.

JUNTA-TE A UM EVENTO JÁ AGENDADO:
O “Levanta-te” está a trabalhar com um largo número de parceiros nacionais e locais como: escolas, universidades, agrupamentos associativos locais, coros, clubes desportivos, grupos religiosos e empresas para organizar diversas acções.. Qualquer pessoa pode juntar-se individualmente a estes eventos ou encorajar um grupo ou organização aos quais pertençam a juntarem-se.

ORGANIZA O TEU PRÓPRIO "LEVANTA-TE":

a) Escolhe a localização: pode ser um parque, praça pública, escola, universidade, centro comercial, átrio de entrada no edifício onde trabalhas, o teu local de trabalho ou até a tua casa.

b) Planeia um evento - um jantar, uma performance artística, uma exibição de um filme, uma tertúlia – ou insere-te num momento “Levanta-te” num evento já programado. Por exemplo: uma aula, um evento desportivo ou cultural, um concerto, entre outros. O momento “Levanta-te” pode ser antes ou depois do evento, ou durante o intervalo, criando uma pausa contra a pobreza e pelos ODM.

c) Inscreve o teu evento no site. Atenção: para que a tua acção seja considerada para a contagem final terás que voltar aqui ao site no final do teu evento e completar o registo com o número de acção que te será atribuído em Registo para Contagem Final.

d) Selecciona a pessoa responsável pelo evento: alguém da organização, um conhecido na comunidade ou mesmo uma figura pública pode ser convidada para conduzir o evento.

e) Divulgação: divulga o teu evento através de e-mails, cartas, posters e flyers. Na secção Todos os Materiais encontras uma série de materiais de apoio. Podes também informar a imprensa local e/ou nacional.

f) Se apropriado, convida membros das autoridades locais a participar.

fonte: http://www.levanta-te.org

Sem comentários:

Enviar um comentário