segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Diabos Castrados? Ou Anjos em Liberdade?

Estou há cerca de um mês a trabalhar numa escola, e tem sido difícil e duro conciliar aquilo que acredito com aquilo em que a escola acredita.
A muito custo, tenho vivido entre berros, castigos e sermões e sem dar conta sou muitas vezes tentada a usar as mesmas "pedagogias educativas". Mas hoje algo de diferente se passou, estava sozinha a dar uma aula, com uma turma impossível que só gritava, conversava e brincava e decidi que os "meus miúdos" hoje iam poder gozar de liberdade total, sentei-me a um canto e disse podem fazer o que quiserem! Foi a alegria geral, berraram, gritaram, falaram e falaram e passados 5 minutos tinha toda a turma com ar angelical a olhar pra mim e a dizer, professora dê-nos a aula por favor, desculpe termo-nos portado mal. E pronto, consegui dar a aula, estiveram concentrados como nunca os vi, interessados e mais participativos que nunca.
Isto só prova que a liberdade e o respeito é o caminho para as nossas crianças, não podemos querer ensinar-lhes o respeito e a liberdade, se nós os educadores somos os primeiros a invadir as fronteiras das nossas crianças. 

1 comentário:

  1. Oi Vanessa,
    incrível sua experiência, já passei por situação semelhante. No final das contas o que todos querem é serem vistos e ouvidos. Uma vez que eles sentem que isso acontece realmente eles também estão prontos para ouvir e se enriquecer. Parabéns!
    Mônica/Solenta

    ResponderEliminar