domingo, 11 de outubro de 2009

The Freedom Theatre

Usando as artes cénicas como um modelo para a mudança social,"The Freedom Theatre" desenvolve a única formação em teatro e artes cénicas no norte do território palestiniano ocupado. O grande objectivo deste projecto é dar voz às crianças do Campo de Refugiados de Jenin, através de um programa de workshops e actividades em teatro, utilizando também as potencialidades terapeuticas do processo teatral. Primam pela elevada qualidade das suas apresentações.

As crianças do Campo de Refugiados de Jenin:

Quase todas as crianças deste campo testemunharam e passaram por experiências traumáticas ligadas à morte, ferimentos físicos graves ou ameaças à integridade física ou emocional.Muitos mostram sintomas de vários problemas emocionais, incluindo dificuldades de concentração, comportamento agressivo, insónias e pesadelos e uma série de sintomas psicossomáticos. Esta situação é a oposição de uma infância ideal e equilibrada, onde as crianças exploram o mundo através da brincadeira. Em vez de crescerem num ambiente equilibrado, de desenvolverem um sentido de coerência e capacidades de resolverem os seus problemas, éstas crianças crescem no medo, opressão e humilhação. Ao perderem a noção de que os seus pais conseguem protegê-los face às experiências traumáticas do dia-a-dia, estes meninos e meninas perdem a sensação de segurança confiança.

A missão desta organização é:

.Dar às crianças do campo de refugiados de Jenin a possibilidade de terem um espaço onde meninas e meninos se possam expressar de uma forma livre e equalitária, onde podem correr riscos, experimentar, criar outras realidades e desafiar, assim, as barreiras sociais e culturais.
.Incentivar as crianças a encontrar novas formas de resolver problemas e conflitos, assim como assegurar que as mesmas ganham confiança suficiente para enfrentar a realidade do seu quotidiano.
.dar a conhecer o isolamento cultural existente que limita o acesso a outras zonas palestinianas e a outras comunidades mundiais.
.Criar um modelo de excelência no ensino teatral e artístico.

Para conseguir estes resultados desenvolvem as seguintes actividades:
.desenvolver e receber várias performances cujo público alvo é tanto crianças como adultos.
.Implementação de um programa de treino artístico, workshops e actividades teatrais.
.Abertura do campo de refugiados através do convite de artistas, palestinianos e de outras nacionalidades, para trabalhar com as crianças, organização de viagens de estudo fora da área do campo de refugiados de Jenin, incentivando a fotografia, realização, escrita criativa, entre outras áreas.
.Recrutamento de staff e voluntários qualificados, dando-lhes espaço para desenvolverem em pleno as suas capacidades.



Para saber mais consultar o site http://www.thefreedomtheatre.org

Sem comentários:

Enviar um comentário