quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dez factos sobre o Ensino Domiciliar

1) Os pais que educam os filhos em casa vêm de todos os tipos de backgrounds, ocupações, níveis de rendimento, educação e estruturas familiares, incluindo avós e famílias monoparentais.

2) Cerca de 25% têm um professor na família mas como a experiência de ensino diz respeito principalmente à gestão da sala de aula é de pouco uso em casa, onde a aprendizagem é individualizada e informal.

3) Uma minoria de famílias optaram pela educação em casa desde o início e seus filhos nunca foram à escola; destas, algumas optaram pela educação domiciliar por razões filosóficas, outras por razões religiosas ou de estilo de vida.

4) As crianças educadas em casa socializam com outros, aprendem ciência em casa, têm acesso a actividades desportivas, musicais e de grupo, pertencem a várias redes do ensino doméstico, fazem e passam exames, vão para a universidade, arranjam empregos, convivem facilmente com pessoas de todas as idades e tornam-se muitas vezes excelentes na área que escolheram.

5) A maioria dos pais-educadores retiraram pelo menos um filho da escola embora às vezes mantenham outros filhos na escola.

6) Cerca de 60% das crianças retiradas da escola sofreram um bullying muito severo, levando algumas delas a risco de suicídio. A maioria precisa de tempo para recuperar e não pode iniciar de imediato um programa de educação em casa (precisam de recuperar a motivação e confiança e às vezes precisam de uma abordagem completamente diferente, podendo beneficiar da descoberta de novos interesses).

7) Cerca de 10% das crianças conhecidas pela HEAS têm necessidades educativas especiais.

8) As crianças educadas em casa não estão isoladas, fazem parte integral da comunidade em que vivem e activamente participam e são vistas regularmente por muitas pessoas.

9) Há grupos de homeschoolers espalhados por todo o país, listas de email na internet, acampamentos de verão, grupos que participam no Duke of Edinburgh's Award e grupos internacionais.

10) A natureza individualizada de educação em casa significa que é diferente da aprendizagem escolar; as crianças aprendem ao seu próprio ritmo, descobrem as coisas que lhes motivam e têm acesso a uma enorme variedade de oportunidades educacionais.

Fonte: Aprender sem Escola

Sem comentários:

Enviar um comentário